O Governo do Maranhão ainda não tem data prevista para começar o plano de vacinação contra a Covid-19, mas manteve a data para o começo das ações de imunização no estado, caso o governo federal não siga o calendário. As informações são do G1 MA
“A gente tem uma decisão do Supremo Tribunal Federal, que nos permite fazer a aquisição, se o Programa Nacional de Imunização não der certo, é possível que o Estado possa fazer diretamente essa compra’’, diz o Secretário de Saúde, Carlos Lula.
Ainda segundo o secretário, o Maranhão possui estoque de quatro milhões de seringas e agulhas para a primeira fase de vacinação. Carlos Lula acrescenta que a população não precisa temer um desabastecimento desses utensílios.
O governo do estado vai manter as barreiras sanitárias que foram montadas nos portos e nos aeroportos de São Luís, com foco de controlar possíveis casos de Covid-19 e descartou a possibilidade de lockdown.
“Mais de 40 países no mundo já iniciaram a imunização, e a gente que tem um dos melhores programas de imunização do mundo fica atrás. É grave e preocupante essa lentidão, esse silêncio do Ministério da Saúde”, declarou o secretário.
Coronavírus no Maranhão
O Maranhão registrou nesta terça-feira (5) 162 novos casos e sete novas mortes pela Covid-19, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Ao todo, o estado possui 201.255 casos confirmados e 4531 óbitos pela doença.
Dos novos casos, 23 foram registrados na Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa), 6 em Imperatriz e 133 nos demais municípios do estado.
De acordo com a SES, 191.089 pacientes já se recuperaram da Covid no Maranhão (Confira algumas histórias de recuperados pela doença no estado no fim desta reportagem). Já o número de casos suspeitos caiu para 1.622.
0 Comentários